sábado, 14 de novembro de 2015

A tragédia do vizinho é sempre mais triste...


 
Acordei hoje com a notícia de uma série de atentados terroristas ocorridos ontem, 13/11/2015, na França, no qual, segundo minha última atualização, haviam deixados 128 mortos e cerca de 60 feridos. Uma notícia realmente triste e preocupante, que merecem todas nossas orações, más...

Não demorou muito e logo minha time line do Facebook estava lotado de fotos de perfil cobertas com as belas cores da bandeira francesa, ato esse que pode ser considerado o máximo de comprometimento da geração atual com uma causa. Eu só pensei “Por que ninguém fez isso por Mariana?”

No dia 05 de novembro duas barragens se romperam entre os distritos de Mariana e Ouro Preto, gerando uma onda de lama que devastou distritos próximos. O número de desabrigados que foram encaminhados para hotéis chega a 632 pessoas. Até a quinta (12), 8 mortes haviam sido confirmadas e 19 pessoas estavam desaparecidas. Más o número de pessoas afetadas é bem maior.

Uma das prováveis causas do desastre de Mariana é o descaso que ocorre em nosso país com as estruturas de empresas particulares, e estatais também, com as normas de segurança. Não havia sequer uma sirene que avisasse os moradores a tempo de se retirarem do local. Já presenciamos a tragédia na boate Kiss que matou 242 pessoas e feriu 680, gerada pelo mesmo descaso.

O descaso que em nosso país mata muito mais que o EI.

Você sabia que o número de mulheres assassinadas a cada mês no Brasil saltou de 113 para 372 em 30 anos? Um levantamento mostra que 13 mulheres são assassinadas por dia, em média, no país - uma a cada duas horas -  e que as mais desprotegidas são as mais pobres e as negras. Em 2013, foram 4.762 mulheres assassinadas!

O descaso com a saúde pública que tornou coisa cotidiana, infelizmente, vermos notícias sobre mortes de pacientes a espera de tratamento! Jogue na chave de busca “morte a espera de vaga” no Google e se espante com os resultados obtidos.

Descaso com a segurança pública! Os homicídios representam quase metade das causas de morte entre jovens de 16 e 17 anos. Em 2013, foram 3.749, de um total de 8.153. A projeção é que 3.816 jovens sejam mortos neste ano!

A tragédia de Paris deve sim ser respeitada, más devemos também nos condoer, nos revoltarmos, nos chocarmos, pelos atendados nossos de cada dia. Atentados esses não causados por um grupo terrorista, más pelo descaso de um Estado pela sua nação.

Antes de colocarmos a bandeira da França em nossos perfis, temos de colocar a do nosso país em nossos corações!

·         A bandeira que ilustra esse texto é a de Mariana- MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário