segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

"Era uma vez..."


Como boa menina nascida na década de 80, meu imaginário infantil foi norteado pelos contos de fadas, os clássicos! Aqueles que começam com "era uma vez" e terminam no "viveram felizes para sempre". Já adolescência foi moldada com historias de "almas gêmeas", como na novela A Viagem, e por infinitas combinações de horóscopos, simpatias, cartomante e o divorcio dos meus pais! Meus amores eternos não duravam mais que paixonites e minha alma gêmea insistia em ser um encosto!
Estava me preparando psicologicamente para ser "moderna", o que na época seria esquecer de tudo isso e se focar em alguma carreira.
Até que na virada do século me apaixonei! E foi fulminante! Aquele tipo que te faz largar escola, emprego, engravidar (também conhecida como "idiotice")...
Só que eu sempre me pegava pensando quando isso acabaria? Ou como? Na verdade ouvia muitas previsões do tipo: Não vai durar 1 ano!
Veio o dia-a-dia! Não tínhamos mais que batalhar para estar juntos; não tínhamos mais que provar que era de verdade; Não tínhamos mais que provar que os outros estavam errados; Tínhamos agora, filho, casa, trabalho, orçamento e um cachorro vira-lata!
E foi em meio a isso que a paixão acabou... Más, ao contrario do que eu achava, é ai que o que é de verdade começa!
Já estamos no séc. XXI, divórcios são normais. Seria apenas questão de tempo... Só que eu não queria que isso acontecesse, e por incrível que pareça, meu marido também não! Acho que o fato de ambos sermos de "lares desfeitos", e teimosos como mulas, nos instigava a fazer durar sempre um pouco mais..
E assim, há quase 16 anos, todos os dias, escolhemos continuar juntos! Ás vezes um quer mais que o outro, más isso mantem a média positiva! E, mesmo com brigas e discussões (afinal ele é de libra e eu de virgem), continuámos a ser Nós.
Ainda me choco com casamentos que terminam, afinal o que essas pessoas esperavam? Vejo como a cultura do imediatismo não forma ninguém para o que é na verdade um relacionamento a dois! Se preocupam e estarem sempre apaixonados, vão de uma paixonite a outra sem se importarem com os que ficam pelo caminho. As pessoas procuram no coração, más não no órgão coração e sim no símbolo ( <3) o que deveriam encontram no cérebro! É nele que mora nossa capacidade de escolha!
-Ah, más você não acredita mais no amor então? Muito pelo contrario, eu escolho viver meu amor diariamente. E quer prova maior de amor do que escolher a mesma pessoa todos os dias! Escolher aquela pessoa com todos seus defeitos, seus erros, sua personalidade e até seu ronco!
Descobri que minha alma gêmea quem escolhe sou eu! Que a laranja é minha e completo como quero! Que posso sim substituir o "viveram felizes para sempre" por "viveram felizes os dias em que não estavam p*%$# um com o outro"!
Foi apenas quando parei de idealizar, superestimar e santificar o amor que descobri o que é amar de verdade!
E daí eu cresci. 

2 comentários:

  1. Amei o texto, Line! É bem isso mesmo. O casamento é um eterno jogo de bom senso e de abrir mão de algumas coisas de vez em quando! Ninguém é perfeito! Conviver debaixo do mesmo teto com uma pessoa completamente diferente de você, não é fácil! E acredito que o amor conta muito nessa hora!
    Ah, coloquei seu blog como blog amigo no meu blog! (kkkk qto blog na mesma frase!) bj

    ResponderExcluir
  2. Amo seus escritos. ... Eles sempre me fazem refletir.... Bjusss

    ResponderExcluir